CASA LAR RESTAURAÇÃO E CURA

CASA LAR RESTAURAÇÃO E CURA

Casa Lar Restauração e Cura

FAZEI JUSTIÇA AO FRACO E AO ÓRFÃO, PROCEDEI RETAMENTE PARA COM O AFLITO E DESAMPARADO." (SAL. 82:3)

quinta-feira, 7 de maio de 2009

Nairobi



Nairobi

É a capital do Quênia. Nairobi significa "água fria" e vem da língua Maasai. Nairobi esta há 145 km ao sul da linha do equador.

Nairobi foi fundada em 1899 como uma estação de trem da linha East African Railway que estava sendo construída entre Mombasa e Uganda. Esta linha férrea foi concluída em 1900. Depois começou a crescer o vilarejo até em 1907 se tornou a capital da colônia britânica no leste africano. Em 1963 com a independência do Quênia ela se torna a capital e hoje possuí mais de 3 milhões de habitantes e é uma cidade moderna e um centro comercial no leste africano. Com um Safari Game dentro da cidade.


Nairobi é uma cidade com muitos refugiados e estrangeiros. Hoje os maiores grupos são os indianos com cerca de 450 mil (eles estão divididos em dois grupos, os hindus e mulçu...manos) e os S com cerca de 340 mil refugiados que são 99,9% mulçu...manos. Em menor grupo, existem ainda muitos da Etíopia, Sudão, Burundi, Ruanda e Congo. Em virtude dos varios muçulmanos e hindos a cidade possui muitas Mes..quitas e vários luxuosos Templos Indianos. Em Nairobi os refugiados não tem beneficio do governo e são proibidos de trabalhar.

O tamanho da cidade não comporta o numero de habitantes. Onde você for, tem muita gente. Em algumas praças sempre se vê muitas pessoas. Onde tem uma arvore tem um grupo sentado ou deitado debaixo dela. Isto porque 70% da população esta desempregada e 70% dos habitantes moram em favelas e não têm acesso a água, esgoto e energia elétrica. Eles também não têm acesso a escola publica gratuita para seus filhos e nem tratamento de saúde gratuito. (click aqui e conheça Kibera, a maior favela da África que esta em Nairobi).

Nairobi tem alguns lugares interessantes como a City Market, o Museu Nacional, a Arboretum (uma área com a flora do Leste Africano), o Museu do Quênia e muitas feiras de artesanatos pelas ruas. Também os Safaris são as grandes atrações turísticas.O Parque Nacional Nairobi que fica praticamente dentro da cidade, tem leões, girafas, empala e muitos outros animais selvagens e ainda um orfanato de animais. O turista pode também visitar a Giraffe Center no bairro Langatta onde a girafa Rothschild foi salva de extinção. Ali você pode alimentar as girafas e passar o dia no parque.

Infelizmente, Nairobi não tem uma boa reputação em se tratando de segurança e de organização. Nairobi é conhecida como "Nairobbery" (Cidade do roubo). É uma cidade com alto índice de violência e crimes e ainda tem a fama de ser a cidade com mais corrupção da África.


A cidade sofre por falta de estruturas básicas. Não existe um sistema publico de coleta de lixo, as ruas não são organizadas e não existe um um sistema para entregar correspondência em casa. Cada morador tem que ter uma caixa postal nos postos do correio para poder receber correspondências. Grande parte da cidade não tem pavimentação, o transporte publico é precário.O meio de transporte mais usado é o “matatus” (significa problema na língua Swahili) é uma Van usada para transportar as pessoas, mas também pode levar animais como galinhas, sacos de legumes, caixão de defunto e tudo que você imaginar e as pessoas se amontoam dentro para conseguir chegar no seu destino. Estas Vans devido à péssima conservação das ruas e estradas são muito ruins e é muito difícil usa-los como meio de transporte às vezes com até 24 pessoas dentro. Além disto tudo quando chove a cidade vira um caos. Também a falta de água e de energia fazem parte da vida de todos os moradores da cidade. Mas o maior problema que a população enfrenta são os bolsões de miséria e a AIDS. Hoje calcula-se que 9% da população esteja infectada. Hoje existem mais de 1 milhão e meio de crianças órfãs de pais que morreram com AIDS.

Fonte: (artigo e fotos) www.familiamatioli.com.br



ESTAMOS AQUI HÁ 10 ANOS CUMPRINDO O CHAMADO DO SENHOR.

SEJA UM INTERCESSOR(A) E MANTENEDOR(A)

GRANDE É A NESSECIDADE DESTE POVO.

ABRAÇOS, MISSIONARIA DORINHA,

IRMÃ DA MISSIONARIA CELIA

E REPRESENTANTE DO PROJETO QUENIA.

Um comentário:

Anônimo disse...

Celia boa dia.
Me chamo Aderson, eestou pastoreando a familia de Claudia sua irma.
Soubemos de vc e vamos estar orando por esta obra, vamos orar tambem por provisao finaceira.
Meu email> andersonigreja@sapo.pt, Grande abraço e Deus esteja dando graça a vc.
Beijo grande,
Anderson